terça-feira, 1 de maio de 2012

Proteção





"Cobrir-te-á com as suas penas, sob suas asas estarás seguro..." Salmo 91.4
Já observou como algumas espécies animais protegem suas crias com coragem e dedicação? É próprio das aves esconderem seus pequenos filhotes debaixo das asas para protegê-los do frio e de perigos diversos. Proteção é ter um abrigo, um esconderijo, um refúgio para onde correr quando nos sentimos ameaçados ou simplesmente cansados das lutas.
Quero abordar o tema de três formas. A primeira é a proteção divina sobre nós. Quem está em Cristo desfruta da preciosa proteção do Senhor. O Salmo 34:7 nos fortalece com a promessa de que "o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra." O Salmo 121 inteiro fala sobre confiar na proteção do Senhor: "Ele não deixará que teus pés vacilem... o Senhor é quem te guarda." O Salmo 23 lembra o sentimento de confiança do salmista: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum." É precioso experimentar essa proteção na vida diária e colecionar testemunhos de livramento de nossas vidas pelo poder do Senhor.
Em segundo lugar quero falar sobre Autoproteção. Significa proteger a mim mesmo. Como? Eu falo sobre proteger nossa mente: por que razão entregá-la como serva de pensamentos negativos de derrota, fracasso, miséria, tristeza, morte? Nossa mente existe para ser ocupada com os pensamentos de Deus. Paulo orienta os cristãos a levar "cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2 Co. 10:5). Recomenda também: "Pensai nas coisas lá do alto" (Fp 3:2). É um exercício espiritual diário. Proteger nosso coração, nossos sentimentos: "Revesti-vos de ternos afetos... suportai-vos uns aos outros... perdoai-vos...acima de tudo esteja o amor. "(Cl 3:12-15). Proteger nossa boca, vigiando nossas palavras. Proteger nossos olhos e ouvidos, desviando-os do que pode nos contaminar. Temos responsabilidade com nossa própria proteção física, emocional e espiritual.
Em terceiro lugar falo sobre proteger o meu irmão. Se o corpo físico protege a si mesmo, os membros do corpo de Cristo também devem fazê-lo. Somos um: se alguém cai o corpo todo se enfraquece. Quando você vê seu irmão caído, o que faz? Cobre-o de oração, de amor, ou expõe seu pecado? Em Gênesis 9 lemos sobre Noé e seus filhos. O mais novo, Cão, saiu correndo para contar aos irmãos como Noé estava. Expôs o pai. Os outros dois vieram e o cobriram. O que expôs foi amaldiçoado, os outros foram abençoados. Você quer bênção ou maldição? Muitos ainda estariam na igreja se houvesse proteção espiritual entre os irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário